Mais de 50 capas foram inscritas de algumas das editoras mais importantes do país como Record, Planeta, Larousse do Brasil, Grupo Ediouro e Objetiva/Alfaguara, entre outras.
O coquetel de premiação do Concurso aconteceu no dia 09 de fevereiro de 2010, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.
O primeiro colocado foi o designer Rodrigo Rodrigues de Azevedo, com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara). O segundo foi Renné Nery Ramos, com a capa do livro John (Larousse do Brasil) e o terceiro lugar ficou com Raul Fernandes, criador da capa de Faróis Estrábicos na Noite (Bertrand Brasil).
Antes de anunciar os vencedores, a Getty Imagens prestigiou os presentes com a palestra de Victor Burton, renomado designer gráfico especializado no mercado editorial. Burton falou sobre a história do livro, lembrando que o modelo atual ainda segue os moldes de Idade Média, com cadernos unidos por uma capa.
Ele abordou as mudanças da relação do homem com o livro no decorrer do tempo e como as capas acompanharam esse processo. Ele lembrou que as capas passaram a ter real relevância por volta dos anos 40, quando os livros começaram a serem impressos em escala industrial e a “embalagem” os destacava aos olhos do leitor.
O júri foi composto por profissionais do mercado publicitário e editorial, como Rafael Taiar, diretor de criação da McCann Erickson, Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, Roberto Cipolla, diretor de criação do Grupo Maior, Kathryn Collins, produtora executiva do Magma Cultural, Victor Burton e Renata Simões, gerente de marketing e conteúdo da Getty Images Brasil.
O diretor da Getty Images Brasil, Paulo Schmid, considerou o concurso um sucesso e disse que se repetirá em 2010. “A premiação tem como objetivo reconhecer o talento dos designers, profissionais que têm a delicada e difícil missão de transmitir o conteúdo do livro na capa, atraindo o público certo para a obra”, avaliou. “O trabalho da Getty Images Brasil não acaba após o licenciamento. Nós valorizamos todos os processos que envolvem imagens e prezamos o relacionamento duradouro com nossos clientes, valorizando seu produto final. Neste caso, o livro”, finalizou.
Os vencedores:
1º colocado
- Designer: Rodrigo Rodrigues de Azevedo
Livro: Os Espiões
Editora: Objetiva/ Alfaguara
Lançamento: Novembro de 2009
2º colocado
- Designer: Renné Nery Ramos
Livro: John
Editora: Larousse do Brasil
Lançamento: Outubro de 2009
3º colocado
- Designer: Raul Fernandes
Livro: Faróis Estrábicos na Noite
Editora: Bertrand Brasil
Lançamento: Agosto de 2009
Finalistas (por ordem alfabética – nome do finalista)
- Designer: Ana Dobón
Livro: Intuição
Editora: Larousse do Brasil
Lançamento: Dezembro de 2009
- Designer: Ana Miadaira
Livro: 100 empregos idiotas e como consegui-los
Editora: Suma de Letras
Lançamento: 2009
- Designer: Andrea Vilela de Almeida (Pimenta Design e Conceito S/S Ltda.)
Livro: Souvenir
Editora: Suma de Letras
Lançamento: Fevereiro de 2009
- Designer: Lilian Queiroz e Tânia Maria dos Santos – 2 Estúdio Gráfico
Livro: Babyji
Editora: Sá Editora
Lançamento: Abril de 2009
- Designer: Martha Tadaieski
Livro: Melhor que Você Mesmo
Editora: Academia
Lançamento: Outubro de 2009
- Designer: Rafael Nobre
Livro: Caetés
Editora: Edições BestBolso/Grupo Editorial Record
Lançamento: Novembro de 2009
- Designer: Raul Fernandes
Livro: Faróis Estrábicos na Noite
Editora: Bertrand Brasil
Lançamento: Agosto de 2009
- Designer: Renné Nery Ramos
Livro: John
Editora: Larousse do Brasil
Lançamento: Outubro de 2009
- Designer: Renné Nery Ramos
Livro: O Efeito Lolita
Editora: Larousse do Brasil
Lançamento: Outubro de 2009
- Designer: Ricardo Borges
Livro: A turma da paquera
Editora: Editora do Brasil
O palestrante, Victor Burton: Nasceu no Rio de Janeiro em 1956. Iniciou sua carreira na editora Franco Maria Ricci de Milão, na Itália, país em que residiu de 1963 a 1979, e onde criou suas primeiras capas para a editora Il Formichiere, em 1977. No Brasil desde 1979, vem se dedicando ao design gráfico na área editorial e de produções culturais, destacando-se a longa colaboração com diversas editoras, entre as quais Companhia das Letras, Record, Objetiva, Ediouro e Nova Fronteira. Já criou mais de 3 mil capas e duzentos projetos de livros de luxo. Foi destaque nas edições de 1998 e 2000 da Bienal de Design Gráfico e Ouro ADG em 2002 e, vencedor do prêmio Jabuti de Capa em 1993, 1995, 1996, 1999, 2001 e 2005, e na categoria projeto editorial em 1997, 1998, 2000 e 2006. Recebeu também o prêmio Aloísio Magalhães (da Biblioteca Nacional) de Projeto Gráfico em 1995, 1997 e 2001. Foi um dos "Top Ten" na exposição Brasil Faz Design 2002, Milão, e o primeiro colocado no Designers by Designers da revista Design Gráfico em 2002.
O palestrante, Victor Burton: Nasceu no Rio de Janeiro em 1956. Iniciou sua carreira na editora Franco Maria Ricci de Milão, na Itália, país em que residiu de 1963 a 1979, e onde criou suas primeiras capas para a editora Il Formichiere, em 1977. No Brasil desde 1979, vem se dedicando ao design gráfico na área editorial e de produções culturais, destacando-se a longa colaboração com diversas editoras, entre as quais Companhia das Letras, Record, Objetiva, Ediouro e Nova Fronteira. Já criou mais de 3 mil capas e duzentos projetos de livros de luxo. Foi destaque nas edições de 1998 e 2000 da Bienal de Design Gráfico e Ouro ADG em 2002 e, vencedor do prêmio Jabuti de Capa em 1993, 1995, 1996, 1999, 2001 e 2005, e na categoria projeto editorial em 1997, 1998, 2000 e 2006. Recebeu também o prêmio Aloísio Magalhães (da Biblioteca Nacional) de Projeto Gráfico em 1995, 1997 e 2001. Foi um dos "Top Ten" na exposição Brasil Faz Design 2002, Milão, e o primeiro colocado no Designers by Designers da revista Design Gráfico em 2002.