segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“Concurso Melhor Capa de Livro”, da Getty Images Brasil, recebe 133 inscrições


A segunda edição do concurso “Melhor Capa de livro”, realizada pela Getty Images Brasil, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, vai avaliar 133 capas de 30 editoras diferentes inscritas. A iniciativa irá premiar os profissionais de design, autores das criações feitas a partir do banco de imagens da Getty Images. “A premiação tem como objetivo reconhecer o talento dos designers, profissionais que têm a delicada e difícil missão de transmitir o conteúdo do livro na capa, atraindo o público certo para a obra”, afirma Paulo Schmid, diretor da Getty Images Brasil. “O nosso trabalho não acaba após o licenciamento. Nós valorizamos todos os processos que envolvem imagens e prezamos o relacionamento duradouro com nossos clientes, valorizando seu produto final. Neste caso, o livro”, finaliza.

Compõe o júri o editor-chefe da Revista Cultura, Sergio Migues, jurado do prêmio APCA de Literatura e livreiro por 20 anos (livrarias Belas Artes); Felipe Machado, jornalista, escritor, diretor de cinema e músico brasileiro, atualmente editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Victor Burton, designer gráfico na área editorial e de produções culturais; Lucia Riff, agente literária e fundadora da Agência Riff, co-agente para importantes editoras e agências literárias estrangeiras e representante de muitos autores brasileiros; e Javier Talavera, diretor de arte e criação da Agência Leo Burnett Brasil.  

Processo de seleção: as 133 capas inscritas serão disponibilizadas em um blog da Getty Images Brasil ao qual somente os jurados terão acesso. As criações não terão identificação do capista responsável, garantindo assim a credibilidade da seleção. Serão escolhidos 15 finalistas e a premiação acontecerá no dia 22 de março, em São Paulo.

Concurso 2009: na 1ª edição, mais de 50 capas foram inscritas de algumas das editoras mais importantes do país como Record, Planeta, Larousse do Brasil, Grupo Ediouro e Objetiva/Alfaguara. O primeiro colocado foi o designer Rodrigo Rodrigues de Azevedo, com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara), que, em 2010, conquistou o 3º lugar de melhor capa no Prêmio Jabuti, sendo a única a ganhar o prêmio utilizando imagens. O segundo foi Renné Nery Ramos, com a capa do livro John (Larousse do Brasil) e o terceiro lugar ficou com Raul Fernandes, criador da capa de Faróis Estrábicos na Noite (Bertrand Brasil).